portaldeitapua.com

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com

portaldeitapua.com portaldeitapua.com

portaldeitapua.com portaldeitapua.com

portaldeitapua.com portaldeitapua.com

portaldeitapua.com portaldeitapua.com

Sobre Itapuã

Hacked By Romantic

Muslim Cyber Army

Outros relatos falam que Itapuã era parte de uma enorme fazenda, cuja posse até hoje provoca discussões. O que se sabe com certeza é que as terras de Itapuã já foram chamadas por vários nomes, e eram arrendadas pela Irmandade de Nossa Senhora da Conceição até a década de 1950. Como é comum acontecer em Itapuã, a origem do bairro está relacionada às diferentes narrativas que se contradizem e se completam, e que algumas vezes fazem parte dos muitos mistérios associados ao lugar.

 


DEPOIMENTOS

"Não só Itapuã, como toda a cidade, progrediu, porque vejo Salvador como uma só. Na cidade, uma parte é mais soft, outra é light, outra é meio invasão, mas a cidade é uma só."
"Quando a gente chega aqui, é como se estivesse fora da cidade, porque Itapuã tem suas características próprias. Tem suas belezas naturais, suas lindas praias, seus coqueirais, suas areias. Itapuã é um estado de espírito.""Na década de 70, Itapuã ainda não tinha um movimento negro organizado, foi o malé que trouxe isso. Raramente você via uma mulher negra com os cabelos trançados, era mais espichado. Os próprios negros diziam: Pô, graças a deus, minha filha casou com um branco, vai limpar a raça, vai limpar a barriga, coisas totalmente equivocadas."Na minha ótica, Salvador é uma das cidades mais lindas do planeta. Me sinto muito feliz aqui.""É uma cidade ordeira, hospedeira, que brilha, iluminada; que tem matas, águas, sabe? Uma cidade diversificada, com um clima bom.
"Joselito Araujo - Malê de Balê - Itapuã
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)

 

"Espero que Salvador continue sendo um guarda chuva hospedeiro que tem como maior bandeira a contradição. Essa coisa de comer acarajé com coca-cola, é isso que garante o movimento."
Cícero Antônio - Malê - COOMBA - Itapuã
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)


"Salvador é protegido pelo Senhor do Bom Fim, e ele que tome conta de tudo."
Luiza Portela Costa - Liderança cultural de Itapuã
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)


"Esse Abaeté aqui não era nada, essa era uma área despovoada. Hoje, o transporte pra cá leva 30 a 40 minutos, mas antigamente só tinha ônibus aqui no final de semana. Aqui, era considerado até área de veraneio, como uma Itaparica, um Morro de São Paulo. As pessoas vinham da cidade e alugavam a casa por três meses para veranear. Agora não, são moradores fixos, é um bairro mais do proletariado."
Ednaldo Paiva Cristo - Clube Dominó - Itapuã
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)